O uso de imagens e o culto aos santos remonta aos primeiros anos do Cristianismo. Infelizmente, nossos irmãos protestantes ainda não compreenderam a diferença entre Adoração (Latria) e Veneração (Dulia), e isto constitui um ponto de muito desacordo entre Católicos e os irmãos separados. Particularmente em relação à Hiperdulia, que é o culto especialíssimo devido à Virgem Maria, Mãe de Deus (Theotokos).
Contudo, a história mostra que, desde o início, os discípulos de Jesus Cristo cultuavam e prestavam honras àqueles que heroicamente - particularmente a Virgem Maria - seguiram Nosso Senhor e Salvador.
As imagens nas Catacumbas de Priscila o demonstram, assim como as da igreja cristã mais antiga conhecida, localizada na Síria, de tal forma os mais recentes estudos arqueológicos têm confirmado.
Devemos nós, Católicos, estarmos firmes, e de acordo com a Sagrada Tradição. Nossos irmãos protestantes, mais cedo ou mais tarde, compreenderão a especial destinação dada por Deus à Virgem Maria, e porque todas as gerações hão de chamá-la de bendita (Lucas 1).
Veja:
1 - As 8 imagens mais antigas da Virgem Maria.
2 - Estudos arqueológicos na mais antiga Igreja Cristã.
2 - Estudos arqueológicos na mais antiga Igreja Cristã.
Imagem atribuída à Nossa Senhora na mais antiga Igreja Cristã |
Imagem de Nossa Senhora na Catacumba de Priscila |
Nenhum comentário:
Postar um comentário